Fogo de Istambul / The Janissary Tree

12 04 2007

Fogo de IstambulO The Telegraph comentava o Fogo de Istambul / The Janissary Tree, como uma vívida evocação de Istambul do século XIX, onde ao virar de cada página, podemos respirar fragrâncias de especiarias e mel.

Quando Jason Goodwin explorou o Império otomano em Lords of the Horizons, a New York Times Book Review elogiou a obra como “uma obra de rara beleza… o encontro inesperado entre a investigação académica e um a escrita luminosa”.

Agora, Goodwin regressa a Istambul com um thriller histórico: O Fogo de Istambul. Estamos em 1836. A Europa modernizou-se e o Império otomano tem de seguir o passo. Mas antes mesmo de o Sultão anunciar mudanças fracturantes, uma vaga de crimes ameaça destruir o frágil equilíbrio do poder na corte. Quem está por detrás deles? Apenas um agente dos serviços secretos do Sultão é capaz de resolver o mistério: Yashim Lastname, um homem simultaneamente brilhante e quase invisível no mundo de então.

Yashim é um eunuco. Conduz-nos aos meandros do luxuoso palácio e das populosas ruas de Istambul, confiando na sabedoria de um embaixador polaco, um dançarino transsexual que nos introduz aos Janissarios. Durante 400 anos, estes foram a elite do exército otomano, mas tornaram-se demasiado poderosos e o sultão esmagou-os. Será que os Janissários estão a planear um regresso sangrento?

O Fogo de Istambul é o primeiro livro de uma série protagonizada pelo detective mais encantador de todos os tempos. Uma história contada a um ritmo de cortar a respiração. Um livro que nos ilumina e que lembra os thrillers históricos de Arturo Perez-Reverte.

Em Portugal encontra-se editado pela Livros Quetzal e é um dos finalistas do 2007 Edgar Allan Poe Awards.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: